Terra dos Pinheirais
AS CORES E SABORES DA CULTURA EUROPEIA NA TERRA DOS PINHEIRAIS
Que tal relaxar em um clima agradável, cercado de cultura e ao som de rios caudalosos que deságuam em magníficas cachoeiras? Gostou da ideia? Então os municípios da região turística paranaense Terra dos Pinheirais não podem faltar no seu próximo roteiro de viagens.
Seja no campo ou na cidade, a história dos colonizadores europeus está eternizada na culinária, arquitetura, templos religiosos e museus. O turista pode ainda apreciar a rica cultura trazida pelos pioneiros nas festividades e feiras agroindustriais. Não perca tempo, venha conhecer a região e prepare-se para uma experiência memorável.
O QUE FAZER
TURISMO CULTURALA colonização - ucraniana, polonesa, italiana e alemã - está presente na região e o turista pode apreciar toda essa carga cultural nas comemorações e construções das cidades. Os museus e as igrejas de Prudentópolis, além do Roteiro Ucraniano e o Parque Histórico Iguassu, ambos em União da Vitória, são exemplos de passeios que não podem faltar no itinerário da viagem. |
|
TURISMO RELIGIOSOSe o turista procura por locais de fé, a região conta com diversos espaços para reflexão espiritual. Nos municípios de Mallet, Prudentópolis, Guarapuava, Paula Freitas, Teixeira Soares e Rio Azul, por exemplo, é possível visitar templos, grutas e monumentos religiosos que atraem turistas de diversas partes do país. Vale a pena conhecer esses locais que emanam cultura, paz e tranquilidade. |
|
|
|
TURISMO DE AVENTURA E RURALPara o turista que respira adrenalina, a região conta com diversas localidades para a prática de esportes radicais, como as trilhas de Irati e os Saltos São Jerônimo I e II, em Guarapuava. Já quem procura por locais tranquilos em meio à natureza irá se encantar com a hospitalidade e atividades nos hotéis-fazenda e pousadas de Prudentópolis. Aproveite. |
|
TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS
Para o turista apreciador das feiras, a região conta, durante o ano, com diversas festividades que ressaltam as produções da agroindústria regional. Prestigiar os eventos que destacam a produção de vinho e derivados, em Bituruna, e da madeira, em União da Vitória, é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco das riquezas da região, ampliar a rede de contatos comerciais e levar umas lembrancinhas na bagagem.
ECOTURISMOSe você aprecia a natureza, as belas paisagens da região irão te agradar. Seja nas cachoeiras de Prudentópolis e Guarapuava; nos passeios rurais em Fernandes Pinheiro; no Parque da Pedreira, em Rio Azul; ou nas águas sulfurosas de Mallet, a diversão para toda família está garantida. |
|
COMO CHEGAR
O acesso até as belezas regionais é facilitado, visto que diversos caminhos ligam os municípios da região aos demais cantos do país. Dentre eles pode-se destacar as rodovias BR-277, BR-476, BR-280, BR-116, PR-170, PR-153, PR-364, PR-281 e PR-151. Não importa a rota escolhida, o destino reserva emoções dignas de serem eternizadas nos cliques.
ONDE FICAR
Após aproveitar os passeios, nada melhor do que uma boa noite de sono. Com aconchego e conforto, as opções de hospedagem na região são diversificadas. Para o turista que prefere ficar perto da área urbana, hotéis e pousadas no centro das cidades são uma ótima pedida. Alguns municípios contam ainda com hospedagens rurais e áreas de camping, caso você prefira dormir sob a luz das estrelas.
GASTRONOMIA
A fome bateu? Fique tranquilo, pois a região conta com diversos restaurantes e lanchonetes para todos os gostos e bolsos. Os pratos são diversificados e expressam a influência dos colonizadores europeus, destacando-se a culinária italiana, eslava, germânica, polonesa e ucraniana. Os apreciadores de um bom churrasco também não ficam de fora, pois é possível encontrar, principalmente nas festividades locais, os assados no fogo de chão e iguarias da culinária campeira. Independente do seu paladar, sua barriga não fi cará a roncar.