Vales do Iguaçu
DAS FESTIVIDADES ÀS BELAS PAISAGENS
Se você procura por diversão, boa comida e cultura, visitar os municípios da região turística paranaense Vales do Iguaçu renderá ótimas memórias a você. O clima frio e as belas paisagens proporcionadas pelo rio Iguaçu atraem durante o ano turistas de diversas partes do país.
Traços da cultura indígena, italiana e gaúcha estão presentes nos costumes da região. Vale destacar também as festividades locais regadas a muita música e culinária típica.
Venha conferir as atrações dessa região, localizada no Sudoeste paranaense, e prepare-se para registrar nos cliques momentos inesquecíveis.
O QUE FAZER
TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOSPara o turista que aprecia festas, não faltam na região oportunidades para comemorar. Há a Festa da Uva, em Mariópolis; Festa do Colono e Motorista, em Ampére e Chopinzinho; Festa do Queijo e do Vinho, em Salgado Filho; e o Festival Gastronômico Sede do Sabor, em Coronel Vivida. No que se refere à tecnologia e inovação, as usinas eólicas de Palmas, o Parque Tecnológico de Pato Branco, e as usinas hidrelétricas Baixo Iguaçu e Salto Caxias, respectivamente em Capanema e Nova Prata do Iguaçu, se destacam nacionalmente pela infraestrutura tecnológica atrelada aos cuidados ambientais. E claro, não podemos esquecer as agroindústrias de Francisco Beltrão, cujos produtos são comercializados em diversas partes do país. Seja no setor agropecuário ou tecnológico, se tiver a oportunidade, não deixe de visitar as instalações e prestigiar os eventos espalhados pela região. |
|
|
|
TURISMO RELIGIOSOEmanando espiritualidade, os roteiros religiosos também se destacam na região. A Romaria de Nossa Senhora da Saúde, em Cruzeiro do Iguaçu; os monumentos e grutas, em Bom Sucesso do Sul; a Igreja Matriz Octogonal de São Jorge, em São Jorge d’Oeste; o Morro do Calvário, em Francisco Beltrão; e a Cavalgada de Santa Emília de Rodat, em Barracão, atraem turistas e fiéis de todo o país. Independente da religião, os belos templos e espaços para reflexão certamente irão agradar aos turistas. |
|
ECOTURISMO
O majestoso Rio Iguaçu corta a região e juntamente de seus afluentes deságua em belas quedas d’água. Nos municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Realeza, Sulina e Bom Jesus do Sul, o turista pode conhecer belas cachoeiras.
Outras opções refrescantes são as águas termais na cidade de Verê, Francisco Beltrão e Sulina; a Praia Municipal de água doce em Nova Prata do Iguaçu, e os lagos de Dois Vizinhos.
Quando o assunto é preservação, o contato com a fauna e flora da região é referência de conscientização ambiental. O Parque Nacional do Iguaçu, em Capanema, e a reserva indígena, em Mangueirinha, são alguns exemplos dessas maravilhas naturais dignas de serem eternizadas nas fotografias.
Divirta-se nesses cenários que certamente proporcionam belos cliques.
COMO CHEGAR
Além do aeroporto municipal de Pato Branco, as cidades da região são conectadas pelas rodovias, BR-153, BR-373, BR-476, BR-277, BR-163, BR-158, BR-280, PR-182, PR-281, PR-493, PR-280, PR-565, PR-592 e PR-471. Pelo céu ou pela estrada, aproveite para contemplar as belezas que o caminho oferece.
ONDE FICAR
Se divertir e conhecer novos lugares é bom, mas chega uma hora em que é preciso recarregar as energias. Quando isso acontece, o turista encontra pela região hotéis e pousadas, na área urbana ou rural, todos com muito aconchego e conforto. Afinal, uma boa noite de sono é essencial para novas aventuras.
GASTRONOMIA
Quando a fome bater, o turista encontrará pela região opções variadas de restaurantes e lanchonetes. Carne bovina, frango, produtos orgânicos, truta, embutidos e derivados de cana-de-açúcar são alguns dos ingredientes que abrilhantam os pratos. A uva e a cerveja também são especialidades da região que harmonizam perfeitamente. Uma explosão de cores e sabores em cada pedido, não deixe de experimentar.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃOAMPÉRE |
|