Ortigueira
LAZER E DIVERSÃO EM MEIO À NATUREZA EXUBERANTE
Ortigueira está na região central do Paraná, a 253 quilômetros de Curitiba. A cidade é vizinha de Tamarana, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Curiúva, Telêmaco Borba, Imbaú, Reserva, Rosário do Ivaí, Grandes Rios, Faxinal e Mauá da Serra.
O território foi fundado no início do século XX, por colonizadores vindos de outras cidades do estado. Conforme a população foi aumentando, o lugar foi anexado à cidade de Tibagi e passou a ser chamado de Queimadas. Em 1921, o local começou a se desenvolver com a chegada de mais imigrantes. Assim, Queimadas foi elevado à categoria de distrito de Tibagi e, alguns anos depois, seu nome foi alterado para Ortigueira, emancipando-se em 1951.
Há alguns anos, o garimpo era a principal atividade econômica local. Porém, a prática garimpeira foi substituída pela agricultura, pecuária e apicultura. Atualmente, a cidade tem o maior rebanho bovino do Paraná e é um dos maiores produtores de mel. Dessa forma, dos quase 23.300 habitantes do município, conforme pesquisa de 2016 do IBGE, grande parte da população vive e trabalha no campo.
Ortigueira tem muitas atrações turísticas de destaque. Além das cachoeiras, há cavernas, trilhas, serras e reservas indígenas de Queimadas e de Mococa. São muitas opções para apreciar a natureza e se divertir.
O QUE FAZER
CACHOEIRASQue tal refrescar-se em um maravilhoso banho de cachoeira? O município conta com 17 cachoeiras, formando paisagens de tirar o fôlego. |
|
AVENTURAEm Ortigueira, não falta opções para quem gosta de adrenalina. Tem rapel na Cachoeira Véu da Noiva, voo livre e montanhismo na Serra Pelada, e muitas outras atrações. |
|
DICAS
CURIOSIDADE
A origem do nome Ortigueira se deve à existência, em grande quantidade, de plantas conhecidas pelo nome de “urtiga”, que possui as folhas cobertas de pelos finos. Em contato com a pele, causam ardor irritante.
CAMPEÃO
Ortigueira é o maior produtor de mel do Paraná e o segundo do Brasil, com exportação para Estados Unidos, Canadá e Alemanha. A cidade tem projeto para desenvolver a criação de abelhas, numa iniciativa apoiada pelo Sebrae e outros parceiros.
CENTRO DE EVENTOS
Espaço gerido pela administração municipal, com área de aproximadamente 103 mil metros quadrados. Reestruturado em 2015, é considerado um dos maiores Centro de Eventos da região, com capacidade para abrigar grandes eventos, proporcionando lazer e entretenimento, promovendo inovação, conhecimento e desenvolvimento aos moradores e visitantes.
LUGARES MAIS VISITADOS
Cachoeira Véu da Noiva
Salto Dito Gardiano
Serra Pelada
Pedra Branca
PASSEIOS
A 18 quilômetros da cidade, a queda possui 150 metros de altura. Com uma gruta e lago interno, a cachoeira tem uma beleza especial. As águas descem dispersas pelas rochas caracterizando um véu entre a vegetação com espécies raras. Os visitantes mais ousados escalam os rochedos para banhos num peitoral que fica acima dela.
Formação rochosa de aparência grandiosa e chamativa, em frente ao Véu da Noiva. O local é considerado um atrativo turístico, pois o topo é um grande mirante natural, além de possuir diferentes trilhas. No espaço é possível praticar esportes como rapel, voo livre, parapente e montanhismo.
COMO CHEGAR
O acesso ao município é pela rodovia BR-376. Os aeroportos mais próximos ficam em Londrina, a 138 km, e em Ponta Grossa, a 142 km.
ONDE FICAR
Ortigueira possui hotéis e pousadas para receber os visitantes.
GASTRONOMIA
O prato típico de Ortigueira é a costelinha de porco no mel. A iguaria caracteriza a história do município, pois a suinocultura foi símbolo do progresso e a apicultura é destaque no mundo. Unindo os dois ingredientes, o prato é de dar água na boca.