Cidade Gaúcha
GAÚCHA NO NOME, PARANAENSE NO CORAÇÃO
Apesar do nome, Cidade Gaúcha não foi colonizada apenas por migrantes do Rio Grande do Sul. Junto com eles, famílias vindas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras cidades do Paraná, chegavam semanalmente à região noroeste do Estado em busca da terra roxa para produzir café.
A denominação, no entanto, visava atrair especialmente colonizadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Funcionou! E hoje, o município de 12,5 mil habitantes carrega fortes traços da cultura gaúcha, tanto na gastronomia quanto nos costumes.
Festiva, cheia de histórias e de comida boa! Assim é Gaúcha. Venha visitar.
O QUE FAZER
TURISMO CULTURALOs fãs de literatura e de história têm lugares especiais na cidade. Conheça mais sobre a identidade local na Casa de Cultura e leia um bom livro na Biblioteca Pública. |
|
TURISMO RELIGIOSORenove a fé e ainda encha os olhos com a beleza arquitetônica da Igreja Matriz Paróquia Santa Maria Goretti e São Jose Operário. É uma experiência ímpar! |
|
ECOTURISMOCidade Gaúcha tem descanso e diversão cercados de natureza por todos os lados. O Bosque do Leão e a Cachoeira do Miquelin são exemplos de locais para curtir e se mexer enquanto respira ar puro e calmaria. |
|
DICAS
FESTA
No mês de junho, a Cidade Gaúcha realiza a Festa da Leitoa Desossada, que tem o prato típico como anfitrião e muitas outras atrações, como o Rodeio Crioulo Interestadual de Laço, realizado no CTG Sepé Tiaraju.
LUGARES MAIS VISITADOS
Biblioteca Cidadã Flávia Carrard Schwerz
Bosque do Leão
Cachoeira do Miquelin
Casa da Cultura Angélica Tormena
Igreja Matriz
PASSEIOS
Bosque do Leão
Lugar arborizado, o Bosque do Leão é um ambiente agradável e ideal para passeios, caminhadas e atividades físicas. Venha se divertir ou se exercitar em meio à natureza!
Casa da Cultura Angélica Tormena
Guardiã da identidade do povo local, a Casa da Cultura Angélica Tormena apresenta aos visitantes aspectos históricos da cidade. O espaço conta com acervo museológico, além do Sítio Arqueológico José Vieira.
Biblioteca Cidadã Flávia Carrard Schwerz
Pública, a Biblioteca Cidadã Flávia Carrard Schwerz é um lugar de conhecimento acessível para todos. Além do acervo literário, o local conta ainda com ferramentas de inclusão digital.
Cachoeira do Miquelin
A quatro km da cidade, a Cachoeira do Miquelin é uma boa pedida no verão. Dá para tomar banhos refrescantes, se divertir e ainda aproveitar o clima agradável de natureza.
Igreja Matriz
Ponto turístico do município, a Igreja Paróquia Santa Maria Goretti e São Jose Operário chama a atenção pelas dimensões e pela beleza. O clima de aconchego e conforto espiritual é um atrativo a mais.
COMO CHEGAR
As principais vias de acesso a Cidade Gaúcha são as rodovias PR-082 e PR-482. A rodoviária do município recebe linhas de ônibus comerciais. Já o aeroporto mais próximo é o de Maringá, a 135 km. A distância até Curitiba é de 560 km.
ONDE FICAR
O visitante que chega ao município pode escolher entre dois hotéis para se hospedar.
GASTRONOMIA
O prato típico de Cidade Gaúcha é a leitoa desossada, que é servida acompanhada de arroz, salada, farofa e abóbora.
Quer sentir outros sabores? Tudo bem! A cidade tem restaurantes, bares e lanchonetes que servem comida boa e variada.