Cambé
CAMBÉ, CIDADE CONSTRUÍDA PELAS MÃOS DE COLONOS
Cambé origina-se da língua tupi – “caá” significa mata, árvore, e “mbê”, raízes aéreas. A área onde está localizado o atual município de Cambé compreendia uma imensa floresta e nestas terras viveram diversos povos indígenas. Em janeiro de 1932, foi fundada a colônia rural Nova Dantzig - em homenagem à cidade alemã homônima, de onde chegaram as primeiras famílias. O lugar passou a se chamar Cambé em 1943 e a emancipação se deu em 10 de outubro de 1947.
Nos dias atuais, Cambé tem, segundo dados do IBGE, uma população estimada em 105.704 pessoas. O município tem agricultura voltada à soja e possui um rico parque industrial, mas o turismo na cidade também se destaca. Atrativos como a Fonte Luminosa, o Parque Municipal Zezão, o Parque Histórico Municipal Danziger Hof, o Museu Histórico de Cambé e a Festa das Nações são alguns exemplos do que a cidade tem a oferecer.
O QUE FAZER
MUSEUS
Museu Histórico de Cambé. Fundado em 1985, reúne toda a espécie de documentação sobre a cidade e desenvolve projetos, como o Cadernos de Memória.
PARQUES
O parque municipal chamado Zezão, considerado o verdadeiro cartão-postal da cidade, e o Parque Histórico Municipal "Danziger Hof", que é parte da colônia Neo Danzig, núcleo de imigrantes alemães da cidade de Danzig.
PASSEIO A PÉ
A Fonte luminosa, construída em 1963, foi restaurada e reativada em 2005, e a Paróquia Santo Antônio.
DICAS
CULTURA
O Centro Cultural de Cambé, inaugurado em 1º de novembro de 1990, com o intuito de promover a cultura, conta com uma moderna arquitetura e foi especialmente criado para abrigar o Museu Histórico de Cambé. No Centro Cultural, também está a Biblioteca Pública Municipal.
FESTA DAS NAÇÕES
A Festa das Nações valoriza o resgate, a preservação e a divulgação da história e da cultura do município. Funciona como um elo entre os primeiros colonizadores e as gerações atuais, celebrando, por meio da gastronomia, das danças e das músicas típicas, a união das etnias que ajudaram a formar a cidade. O evento coincide com a comemoração do aniversário de emancipação política de Cambé, 11 de outubro.
LUGARES MAIS VISITADOS
Paróquia Santo Antônio
Parque Zezão
Parque Histórico Municipal "Danziger Hof"
Museu Histórico de Cambé
PASSEIOS
Parque Zezão
O parque municipal chamado Zezão, na região central da cidade, localizado em um fundo de vale, é considerado o verdadeiro cartão-postal da cidade. Bem arborizado, com grande área gramada e um córrego, o Zezão também possui pistas de caminhada, um pequeno parque e um anfiteatro com arquibancadas.
Parque Histórico Municipal "Danziger Hof"
O Parque Histórico Municipal "Danziger Hof" é parte da colônia Neo Danzig, núcleo de imigrantes alemães da cidade de Danzig. No parque, você encontrará a casa da família Tkotz, construída no início da colonização. Foi adquirida pela Prefeitura da cidade em 2000 e transportada para o parque histórico, onde nela hoje são realizadas atividades culturais. Outra casa é a da família Zifchak, sede do parque, que também foi adquirida pela Prefeitura e transportada ao parque histórico.
Museu Histórico de Cambé
O Museu Histórico de Cambé foi fundado em 30 de outubro de 1985, com o objetivo de resgatar e preservar a história e a memória dos povos que colonizaram a cidade. Seu acervo é composto de fotografias, documentos, objetos, revistas e livros, além de material de arqueologia dos povos indígenas que habitaram a região Norte do Paraná. Ele se localiza no Centro Cultural.
COMO CHEGAR
De carro, pela BR 373, a viagem saindo de Curitiba demora cerca de 5 horas. De ônibus, cerca de 8 horas.
Apesar de Cambé não ter um aeroporto em seus limites, o de Londrina fica a apenas doze quilômetros da cidade.
ONDE FICAR
Cambé tem um rede hoteleira pequena, mas os visitantes podem optar também por hotéis maiores em cidades próximas, como Londrina.
Pode-se também optar por pousadas mais familiares.
GASTRONOMIA
Cambé não tem um prato típico, mas, para compensar, é fácil encontrar sabores de todos os povos. A rede de restaurantes é bem diversificada.