São Mateus do Sul
TERRA DO MATE E DO XISTO
À margem do Rio Iguaçu, a cidade que foi de extrema importância comercial no período de navegação a vapor, hoje ostenta belas referências culturais polonesas, além de se destacar no plantio de erva-mate e exploração industrial do Xisto.
A produção agropecuária e cerca de 100 indústrias nos mais diversos ramos movimentam a economia da cidade. A indústria ervateira destaca-se nesse meio por ter 50% de sua área florestal e ervais nativos ainda preservados, sendo a cidade uma das maiores produtoras do Paraná.
De acordo com o IBGE, a população estimada é de 45.806 pessoas. O município faz limites com as cidades de Antonio Olinto, São João do Triunfo, Mallet, Paulo Frontin, Rebouças e Rio Azul, no estado do Paraná; e com Canoinhas e Três Barras, no estado de Santa Catarina.
O QUE FAZER
CASARÕES COLONIAIS
Vale a pena caminhar pelas ruas da cidade e conhecer os casarões em meio às construções modernas. Neles está presente a arquitetura polonesa, onde se destaca a predominância de madeira e os detalhes dos lambrequins.
TURISMO RELIGIOSO
Também com traços dos imigrantes poloneses, visitar as capelas e igrejas da cidade é voltar e conhecer um pouco da cultura local.
DICAS
TRADYCJE POLSKIE
O visitante que estiver pela cidade em agosto, poderá conhecer a Tradycje Polskie, festa que dura o mês inteiro e relembra as tradições polonesas. Exposições fotográficas, desfiles, apresentações folclóricas e muita comida típica são algumas das atrações que resgatam a cultura dos imigrantes.
EXPOMATE
Dentre as atividades que comemoram o aniversário da cidade, no mês de setembro é realizado a Expomate, evento que apresenta atrações como exposição de máquinas e veículos, comidas típicas, parque de diversões e shows musicais.
LUGARES MAIS VISITADOS
Caixa D’água em forma de Cuia
Casa da Memória Padre Bauer
Chimarródromo
Igreja Centenária da Água Branca
PASSEIOS
Chimarródromo
Situado na área central da cidade, o local é ponto de encontro para amigos e famílias passarem momentos agradáveis tomando um bom chimarrão.
Casa da Memória Padre Bauer
Instalada na antiga Casa Paroquial, foi inaugurada em 1995 com o objetivo de preservar a história do povo são-matuense, através da exposição de objetos, documentos e fotografias. O prédio está localizado na Praça São José.
Igreja Matriz São Mateus
Destacando-se pela torre de aproximadamente 70 metros de altura e arquitetura no estilo gótico, a Igreja Matriz São Mateus está localizada na Praça Central da cidade. Inaugurada em 1964, tem em seu interior pinturas e quadros trazidos da antiga igreja de madeira construída pelos imigrantes poloneses.
Igreja Centenária da Água Branca
Situada na Colônia Água Branca, a igreja projetada em forma de cruz é um dos maiores legados deixados pelos imigrantes poloneses. Toda a madeira utilizada na construção foi serrada e cepilhada manualmente, tendo no altar principal a inscrição em polonês "W r. 1900 Jezus Chrystus, Bóg - Czlowiek Zyje, Króluje, Panuje ", ou seja, "Desde o ano de 1900 Jesus Cristo, Deus - Homem vive, reina, impera ". A pintura interna foi feita em 1923 por Ewaldo Ducat, de Irati, já os quadros da via-sacra e dos santos vieram da Polônia e Bélgica.
Monumento Vapor Pery
Aqui, os visitantes podem ter uma ideia de como eram os vapores usados no transporte de passageiros e cargas no Rio Iguaçu. O Vapor Pery, restaurado entre 1996 e 1997, foi lançado às águas do Iguaçu em 1912 pela firma Guiblin & Cia, juntamente com duas lanchas de grande proporção: "Cila" e "Duda". Suas máquinas tinham uma potência de 75 cavalos – vapor.
Rio Iguaçu
O rio e a ponte são o cartão-postal da cidade. Suas margens são cobertas por rica vegetação de várzea, onde se encontram várias espécies de animais e de pássaros. Já nas águas vivem peixes de diversas espécies, sendo este um ponto de encontro para pescadores nos fins de semana.
COMO CHEGAR
Situada a 140 km da capital, é possível chegar a São Mateus do Sul por quatro rodovias: BR-476, PR-364, PR-281 e PR-151.
ONDE FICAR
A rede hoteleira está localizada na região central, bem próxima dos pontos turísticos da cidade.
GASTRONOMIA
Trazida pelos imigrantes, a culinária polonesa está presente nos pratos típicos da região, como o Pirogue, Barszcz czerwony e o Bigos. Criado pela Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe), o sanduíche de tradição são-mateuense é outro prato típico da cidade. A erva-mate é um dos ingredientes da massa, resultando na coloração verde do pão.