Peabiru
NOS CAMINHOS DO MISTICISMO, DA AVENTURA E DA HISTÓRIA
Quem ainda não conhece, ao menos já ouviu falar de Peabiru. Pelo município paranaense, passavam os milenares e místicos Caminhos de Peabiru, ramais de trilhas por onde andaram indígenas, jesuítas, bandeirantes e muitos aventureiros vindos de toda a América Latina.
Some-se a esse fato toda a riqueza cultural trazida por imigrantes alemães, italianos, japoneses, espanhóis, portugueses, eslavos, libaneses e palestinos, além de migrantes nordestinos, paulistas, catarinenses e gaúchos.
Acrescente belezas naturais, como montanhas e paisagens deslumbrantes propícias à prática de diversos esportes, 15 cachoeiras e indícios arqueológicos.
O resultado é um município de 14 mil habitantes, com caráter agrícola, que se destaca pela produção de queijos, vinhos, bolachas, doces e artesanato e, com tudo isso, representa um interessante destino turístico do nosso Estado.
O QUE FAZER
NATUREZA E AVENTURATrechos milenares, percorridos no passado pelos Guaranis, jesuítas, portugueses e espanhóis passam por aqui. São os caminhos de Peabiru, que além do valor histórico, deram origem a trilhas. Embarque nessa aventura, de muitas belezas naturais, vestígios arqueológicos, cachoeiras e minas de água potável. |
|
HISTÓRIA E CULTURANascido em meio aos Caminhos de Peabiru e com diversificada colonização, o município tem uma cultura rica e muita história pra contar. Quer comprovar? Faça o City Tour e conheça a igreja histórica em estilo semigótico, o obelisco da Praça Central, o Marco Zero dos Caminhos de Peabiru, construções tombadas pelo patrimônio histórico e o Museu Caminhos de Peabiru, que guarda artefatos indígenas de mais de 5 mil anos. |
|
DICAS
TEM FEIRAS PARA VOCÊ VISITAR
Pelo menos duas feiras movimentam a cidade. Uma delas é a da Associação de Artesanato Caminhos de Peabiru, que além do trabalho de artesãos locais também tem opções gastronômicas. A outra é a Feira do Produtor Rural, que conta com venda de produtos e praça de alimentação. É toda quarta, das 16h às 23h, na Praça Central.
VOLTE NO TEMPO BRINCANDO
O Projeto “Um, dois, três, criança outra vez” resgata brincadeiras antigas, como betes, amarelinha, pula-corda, bugalha, pião, e bolinha de gude, entre outros. A ordem é desligar o celular, deixar o tablet pra lá e se divertir com os amigos na Praça Central.
A FESTA JUNINA É TRADICIONAL
Padroeiro do município, São João dá origem a uma das festas mais tradicionais de Peabiru – a Festa Junina. Participe do nosso “arraiá”!
LUGARES MAIS VISITADOS
Casa da Cultura
Igreja Católica
Museu Caminhos de Peabiru
Prefeitura Municipal
Trilhas pelos Caminhos de Peabiru
PASSEIOS
Caminhos de Peabiru
Não existe consenso sobre as origens dos Caminhos de Peabiru, mas ninguém discorda de que o local é uma atração turística imperdível. Representando uma mistura de natureza exuberante com resquícios de história, o lugar oferece trilhas secas ou de água rasa e corrente - das mais tranquilas àquelas radicais. Quem opta pelas últimas tem que passar por 10 provas para concluir o percurso, que é composto por 9 km e dura 3h30.
City Tour pelo Museu Caminhos de Peabiru
Nem só de esforço físico são feitos os Caminhos de Peabiru. Eles também conduzem a uma incrível viagem pela história e cultura locais. Um museu guarda acervos indígenas e de costumes regionais e locais. No espaço, encontram-se também a Prefeitura Municipal, a Casa da Cultura e a Igreja Católica em estilo semigótico.
COMO CHEGAR
Localizada no coração do Paraná, a cidade é cortada pelas rodovias PR-158 e BR-369, que é duplicada. A cidade é servida por linhas de ônibus comerciais e tem como aeroporto mais próximo o de Maringá, a 60 km. A distância até Curitiba é de 500 km.
ONDE FICAR
O visitante que chega ao município pode se hospedar em um hotel simples ou, em um empreendimento rural que oferece camping e repouso.
GASTRONOMIA
Peabiru tem um prato típico de passado tropeiro, o carneiro ao molho de vinho. A iguaria, que é acompanhada de purê de batata, arroz, pirão, couve e farinha de mandioca, é celebrada sempre no terceiro domingo de agosto, na festa que leva seu nome.
Mas se você prefere receitas tradicionais, não se preocupe! A cidade tem bons restaurantes, que servem comida variada a bons preços.