Piraquara
TERRA DOS MANANCIAIS,
GUARDIÃ DAS NASCENTES
DO IGUAÇU
Piraquara é conhecida por abrigar as nascentes do Rio Iguaçu em seus mananciais de águas cristalinas. A 22 km de Curitiba, o município apresenta patrimônios naturais e cenários de belezas diversificadas. Sua rica cultura provinda da colonização italiana se demonstra na arquitetura, costumes locais e gastronomia.
Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Morro do Canal, o Reservatório do Carvalho e a Aldeia Indígena Araçaí, de etnia guarani. Cortando Piraquara, está a centenária estrada de ferro que liga Curitiba a Morretes, onde a aventura começa no primeiro túnel, na localidade de Roça Nova, com 429 metros de extensão.
Piraquara possui ainda inúmeros locais para a prática de turismo de aventura, turismo rural e ecológico, além do cicloturismo que compõem o calendário de atividades turísticas ao longo do ano.
O QUE FAZER
LAZER
Piraquara possui além de trilhas ecológicas, uma infinidade de opções de lazer. Para quem deseja se aventurar, tem escalada e rapel no Parque Estadual Pico do Marumbi.
TURISMO RURAL
Para quem gosta de turismo rural e se interessa pelas marcas da cultura italiana, o Caminho Trentino dos Mananciais da Serra é um belo passeio. É uma oportunidade para desfrutar da natureza e ainda aproveitar as delícias da comida típica trentina.
DICAS
CASA DA MEMÓRIA
O visitante pode também conhecer a Casa da Memória, que conta com o Centro de Memória Ferroviária "Superintendente João Tesserolli Junior" e acervos históricos da formação da região, além de diferentes exposições itinerantes.
MONTANHAS
O clima serrano dá charme ao lugar. A altitude do território varia de 900 a 1.510 metros do nível do mar. O cenário inclui paisagens de altas montanhas, florestas de araucárias e lâminas d’água que formam a cabeceira do Rio Iguaçu, que dão origem às famosas Cataratas do Iguaçu. São 228.850 km² de paisagens contornadas pelas encostas da Serra do Mar.
DETUR – DEPARTAMENTO DE TURISMO
Piraquara tem o Departamento de Turismo (Detur), que oferece informações de agências para prestação de serviços especializados, restaurantes, hospedagens, passeios e atrações turísticas do município. Além disso, o setor realiza trabalho de conscientização para a preservação de trilhas e da natureza.
FESTAS E EVENTOS ESPORTIVOS
O calendário de eventos locais conta diversas atrações! Dentre elas, os frequentes eventos culturais no Parque das Águas, e também, a tradicional Festa Trentina. Há um vasto calendário de festas religiosas, como a Festa do Padroeiro Bom Jesus dos Passos, Carreata de São Cristóvão e Caminhadas Penitenciais. Opções não faltam! É só escolher as de sua preferência e aproveitar.
LUGARES MAIS VISITADOS
Morro do Canal
Parque das Águas Jacob Simião
Reservatório do Carvalho
PASSEIOS
Reservatório do Carvalho
Primeiro reservatório para abastecimento público de Curitiba, inaugurado em 1908, é também um belo lugar para visitação. A área possui uma boa opção de lazer para quem gosta de estar em contato com a natureza e de conhecer a história local.
Parque das Águas Jacob Simião
Localizado na região central, o Parque das Águas Jacob Simião conta com dois lagos, dois vertedouros, decks, mirantes com vista panorâmica, palco, pista de caminhada, parque infantil e muito mais! O parque também é local de morada do Tapicuru, uma espécie de ave da família Threskiornithidae, caracterizada pelas pernas altas e pescoço relativamente longo. O animal é encontrado em brejos, rios e campos arados do interior do Nordeste até o Sul e Sudeste do País.
Túnel do Roça Nova
O Túnel do Roça Nova é o décimo terceiro túnel da Ferrovia Paranaguá-Curitiba. Com mais de 450 metros de extensão, o túnel fica localizado no vilarejo do Roça Nova, bairro pacato com poucos moradores.
Morro do Canal
O Morro do Canal faz parte do Parque Estadual do Marumbi. A trilha possui nível de dificuldade baixa para média. O morro tem vias para prática de rapel e escalada em rochas. Na chegada ao topo, o visual é recompensador.
Colônia Santa Maria do Novo Tirol
Fundado por famílias trentinas que chegaram a Piraquara em 1878, o local recebe os maiores eventos da cidade: Festa de Aniversário de Piraquara, Festa do Carneiro no Rolete - a que mais recebe visitantes - e a Festa Trentina, que comemora a chegada de imigrantes na cidade.
Barragem Piraquara II
A Barragem Piraquara II, na região do Alto Iguaçu, teve sua construção iniciada em 2003 e foi inaugurada em 2 de setembro de 2008. Possui reservatório de 21 milhões de metros cúbicos de água e é uma das quatro barragens que compõem o sistema de regularização e reforço para o abastecimento de água de Curitiba.
Barragem Piraquara I – Rio Cayuguava
A Barragem do Rio Cayuguava, também conhecida como Piraquara I, foi a primeira grande barragem para acumulação de água no Paraná. Foi construída com capacidade para 23 bilhões de litros de água, aumentando em 8,5%, ou 600 litros por segundo a oferta de água para Curitiba e região.
Área Rural 1
Já pensou amanhecer na área rural de Piraquara? O município tem belas paisagens naturais com vista para a Serra do Mar e araucárias, espécie de árvore típica da região Sul do País.
Memorial da Imigração Italiana
Inaugurado em agosto de 1997, o mural marca os 100 primeiros anos de imigração italiana em Piraquara. A obra de relevo em concreto, do artista Sérgio Pinheiro, aplicada sobre um muro com o formato das casas italianas da época, traz elementos importantes sobre a história do desenvolvimento da colônia.
COMO CHEGAR
Os acessos para chegar a Piraquara são pelas rodovias BR-116, BR-277 e Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-416). A distância entre Curitiba e Piraquara é de apenas 22 km. O Aeroporto Internacional Afonso Pena se encontra na cidade vizinha, em São José dos Pinhais, a 23 km de distância.
ONDE FICAR
Piraquara oferece aos visitantes opções de hospedagem que variam de hotéis fazenda, pousadas, áreas de camping com toda infraestrutura necessária, até as charmosas acomodações rurais.
GASTRONOMIA
Em visita a Piraquara, o turista pode saborear a deliciosa comida caseira feita no fogão a lenha, pratos da culinária trentina, a tradicional costela fogo de chão, saborosos pratos à base de trutas cultivadas no local, além de encontrar também diversas pizzarias, bares, restaurantes e pubs.