Campo Largo
CAPITAL DA LOUÇA,
PORCELANA E CERÂMICA
A cidade nasceu como um local de pouso de tropeiros gaúchos em viagem a São Paulo e talvez tenha brotado daí a receptividade característica das famílias campo-larguenses. A cidade nasceu para bem receber os seus visitantes! Hoje, a população estimada, segundo o IBGE, é de 130.091 pessoas. A influência dos imigrantes é facilmente identificável, seja na arquitetura, na culinária, nos costumes ou nos traços físicos.
Campo Largo é a capital da louça, porcelana e cerâmica, símbolo que é traduzido pela habilidade artística que permanece forte em seu povo. Com mão habilidosa, as obras de arte surgem no barro, e a tecnologia avançada na indústria transforma essa arte em louças e porcelanas, em peças requintadas de qualidade inquestionável, que se espalham pelo mundo.
O QUE FAZER
TURISMO RURALO turismo rural é baseado na cultura polonesa e na agricultura familiar. É pioneiro na integração entre municípios, pois une as colônias Dom Pedro, Figueiredo e Rodrigues, de Campo Magro. |
|
CONTATO COM A NATUREZAA cidade tem parques para quem gosta de curtir a natureza, fazer caminhadas e piqueniques em família. O Parque Ecológico Ouro Fino e o Parque Cambuí - Newton Puppi atraem moradores e visitantes. |
|
IGREJAS E HISTÓRIAA belíssima Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Campo Largo é uma obra de fé e arte. E o Museu do Matte é resultado da restauração do antigo Engenho de Mate, construído em meados de 1870. |
|
DICAS
CONHEÇA A FEIRA DA LOUÇA
A tradicional Feira da Louça é um dos principais eventos do gênero e o primeiro aberto ao público. Como acontece desde a sua origem, a Feira da Louça apresenta ao visitante as novidades e tendências das louças fabricadas pelas principais indústrias de porcelana e cerâmica de Campo Largo.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A Estância Hidromineral Ouro Fino possui cerca de 600 mil m². É um espaço de lazer e preservação ambiental, que abriga diversas espécies de fauna e flora. É um passeio bem famoso de Campo Largo, pois a estância é ideal para passar o dia com amigos e familiares, já que conta com três piscinas, cascata, churrasqueiras e lanchonete.
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque Ecológico Ouro Fino
Parque Newton Puppi
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Parque Histórico do Mate
PASSEIOS
Parque Ecológico Ouro Fino
Com cerca de 600 mil m², o Parque Ecológico Ouro Fino abriga uma área de preservação ambiental, fundamental para garantir a qualidade das suas fontes. No parque, vivem diversas espécies raras de fauna e flora e ainda há um criadouro de animais selvagens registrados no IBAMA.
Parque Newton Puppi
O Parque Cambuí localiza-se em um das áreas mais antigas da ocupação histórica de Campo Largo. Lá, foram construídos os primeiros engenhos hidráulicos para beneficiamento de erva-mate, que utilizavam a energia das águas do Rio Castelhano, hoje chamado Parque Cambuí - Newton Puppi. Em 2006, a área do parque foi revitalizada e hoje possui trilhas, quadras poliesportivas e de tênis e academia ao ar livre.
Parque Histórico do Mate
O Parque Histórico do Mate esta localizado às margens da BR-277. Tem 317.000 m² de área verde, que contém bosques com árvores nativas, lagoa e área de lazer para os visitantes. A principal atração deste parque é o Museu do Mate, que está instalado em uma edificação histórica, construída por volta de 1870 como engenho de beneficiamento da erva-mate. O museu conserva o maquinário desse período e os objetos que percorrem a história do principal produto paranaense de exportação do século XIX e do início do século XX, bem como um demonstrativo de todo o processo do mate, desde o cultivo até o ensacamento do produto final.
COMO CHEGAR
Campo Largo está a 30 km de Curitiba. De carro, pela Rodovia do Café, a viagem demora cerca de 30 minutos. De ônibus, cerca de 1 hora.
ONDE FICAR
A cidade oferece uma rede bem diversificada de hotéis e pousadas.
GASTRONOMIA
O Turismo Rural nas Colônias Polonesas é um belo passeio para desfrutar da natureza e ainda aproveitar as delícias da comida típica polonesa. Além da gastronomia, o visitante pode conhecer o Museu da Etnia Polonesa, igrejas, chácaras de produção da agricultura familiar, orgânica e agronegócio, situados nas colônias Dom Pedro II, Figueiredo e Rodrigues.