Lagos e Colinas

NOS RIOS DA MEMÓRIA

Às margens do rio Iguaçu, a região dos Lagos e Colinas é conhecida pelas inúmeras usinas hidrelétricas que impulsionam a economia dos municípios. Mas, se a força das águas aponta para o futuro, o passado local está bem preservado em museus e acervos, que se encarregam de manter viva a memória do lugar.

Nesse jogo entre passado e futuro, as belezas naturais são como um presente aos visitantes. Ao mesmo tempo em que encantam pelas paisagens, lagos e balneários são muito procurados para atividades náuticas.

Tem ainda turismo religioso, eventos variados e uma gastronomia de dar água na boca! Venha e confira!
 

mapa região


 

Ceagro
Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia, Rio Bonito do Iguaçu - Foto: Thiago Gonçalves

 

O QUE FAZER

Ícone Museu

TURISMO CULTURAL

A arte, a cultura e a memória da região podem ser prestigiadas a qualquer tempo em museus, memoriais e espaços culturais.

A Casa da Memória e Cultura Território Federal do Iguassú, de Laranjeiras do Sul, eterniza episódios importantes do passado do município por meio de móveis e objetos datados da década de 1940. A casa servia de residência oficial ao secretário-geral, o major Raul Gomes Pereira do Nascimento. Tombado em 1988, o local preserva a arquitetura e originalidade da obra.

Na mesma linha de resguardo do patrimônio histórico local, merecem uma visita o Museu Histórico Municipal de Guaraniaçu; o Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu; e a Casa da Memória de Virmond.
 

Salto Curucaca
Salto Curucaca, Candói - Foto: Prefeitura de Candói

 

Ícone Trilha

ECOTURISMO

A riqueza histórica e cultural da região Lagos e Colinas é emoldurada por belas paisagens naturais. Destaque turístico para o Museu Regional do Iguaçu em Reserva do Iguaçu, o qual apresenta acervo que guarda elementos da fauna e flora, a memória cultural e o resgate arqueológico regional devido, sobretudo, à construção da Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga (antiga Usina Hidrelétrica de Segredo).

Derivado de uma usina hidrelétrica, o lago artificial de Rio Bonito do Iguaçu deu origem a dois balneários. Um deles oferece camping e lanchonete. Para quem gosta de aventura que tal um rapel em Guaraniaçu, ou uma trilha em Campo Bonito?

                  
Gastronomia com Pinhão

 

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

À procura de diversão e boa comida?

O calendário de eventos da região é extenso e diversificado, com destaque para a Festa Nacional do Charque, em Candói; a Festa de Bom Jesus, de Laranjeiras do Sul; e a Exporio, realizada em Rio Bonito do Iguaçu.

 

 

 

Usina Hidrelétrica de Foz do Areia
Usina Hidrelétrica de Foz do Areia, Pinhão - Foto: Prefeitura de Pinhão


 

Prainha de Alagado
Prainha de Alagado, Rio Bonito do Iguaçu - Foto: Alex Garcia

 

 

COMO CHEGAR

É possível chegar à região de carro ou ônibus, pelas rodovias BR-277 e BR-476. Quem prefere viajar de avião precisa desembarcar em Ponta Grossa ou Curitiba, onde ficam os aeroportos mais próximos.

ONDE FICAR

A rede hoteleira local é ampla e conta com hotéis simples e de alto padrão, pousadas pesqueiras e rurais, além de áreas para camping.

 

 

Gastronomia
Bolinho de Charque - Foto: Pref. de Candói | Faxinal do Céu, Pinhão - Foto: Pref. de Pinhão

 

 

GASTRONOMIA

Terra do Inverno Gastronômico, realizado em Laranjeiras do Sul, a região dos Lagos e Colinas tem na culinária um de seus pontos fortes. Em meio a tantas delícias, destacam-se a Costela Recheada à Moda Gaúcha, de Cantagalo; o Leitão a Porcadeiro; de Guaraniaçu; o famoso pierogue de Virmond, e o charque de Candói.

 

 

 

 

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

CAMPO BONITO
FOZ DO JORDÃO
GUARANIAÇU
LARANJEIRAS DO SUL
PORTO BARREIRO
RESERVA DO IGUAÇU

 

 

 

Faxinal do Céu
Faxinal do Céu, Pinhão - Foto: Prefeitura de Pinhão