Jandaia do Sul
NATUREZA E RELIGIOSIDADE COM O CHARME DO INTERIOR
Prosperidade é uma palavra que define bem Jandaia do Sul. O município do Norte Central, que teve como primeiros habitantes os tropeiros a caminho de Sorocaba e São José do Rio Preto, é hoje um importante centro regional, principalmente para a região do Vale do Ivaí, de onde ganhou o título de Capital.
No caminho do crescimento, destacam-se a localização privilegiada, sobre o principal tronco rodoferroviário do Norte do Paraná, e as condições do solo seco que atraiu agricultores vindos de todas as regiões do país para o cultivo do café. Esses fatores foram fundamentais para as feições da Jandaia do Sul de hoje: uma cidade agrícola e religiosa, dona do charme da vida no interior e habitada por um povo trabalhador e hospitaleiro, responsável por mais um título: o de Cidade Simpatia.
O QUE FAZER
TURISMO RURAL
Pesque-pague e sítio com plantação de produtos orgânicos fazem de Jandaia do Sul um interessante destino rural, ideal para quem quer ficar mais perto da natureza e aproveitar o melhor da vida no campo.
TURISMO RELIGIOSO
Com belas e importantes igrejas - como a Matriz, a Pico do Amor e a Igrejinha do Km 8 - e a realização de peregrinações, o município é uma boa opção de turismo religioso.
DICAS
EVENTOS PARA TODOS OS GOSTOS
O calendário de eventos da cidade é bem variado. Anote aí e participe: Festa da Integração (abril); Cavalgada do Trabalhador (1º de maio); Festa da Uva (maio); Festa do Padroeiro São João Batista (24 de junho); Caminhada Ecológica (setembro); Aniversário da Cidade (14 de dezembro); e a Festa da Leitoa na Brasa (dezembro);
DIVIRTA-SE NOS CLUBES
Numerosos na cidade, os clubes de lazer costumam ser palco de muitas festas e eventos, como bailes. Dentre os mais famosos, estão o Country Clube e o Clube da AABB (Associação Atlética Clube do Brasil).
LUGARES MAIS VISITADOS
Igreja Matriz
Igreja do Pico do Amor
Igrejinha do Km 8
Pesque-Pague do Professor Geremias
Praça do Café
PASSEIOS
Pesque-Pague do Professor Geremias
Rodeado de bela natureza, o Pesque-Pague do Professor Geremias é um dos mais famosos cartões-postais do município. O pesqueiro é o carro-chefe, mas a piscina e o restaurante também fazem sucesso e movimentam o local.
Igrejinha do Km 8
Na estrada velha para Marumbi, a Igrejinha do km 8 é um dos mais tradicionais espaços religiosos de Jandaia do Sul. A construção antiga e simples é palco de peregrinações mensais, com reza do terço.
Praça do Café
Importante ponto turístico e de encontro da comunidade, a Praça do Café atrai visitantes por seu clima aconchegante e pela beleza da fonte luminosa.
COMO CHEGAR
O acesso a Jandaia do Sul é exclusivamente rodoviário, pela BR-376, que é pedagiada, ou BR-277. Linhas de ônibus intermunicipais servem à cidade regularmente. Os aeroportos mais próximos ficam em Maringá, a 55 km, e Londrina, a 75 km. Até Curitiba são 390 km.
Além desses, Jandaia do Sul fica localizada a 406km do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e a 451km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
ONDE FICAR
A cidade conta com hotéis simples, mas aconchegantes e com preços acessíveis.
Confira a nossa página com a lista de hospedagens clicando aqui
GASTRONOMIA
Quem visita Jandaia do Sul tem à disposição um grande número de bares, restaurantes e pizzarias, que oferecem opções gastronômicas variadas.