Tibagi
A CIDADE DO DIAMANTE E DAS MAIS BELAS PAISAGENS NATURAIS
Tibagi é localizada no interior dos Campos Gerais, tem 20.436 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2018. São mais de 3.000 km² de matas nativas, belezas naturais e muita emoção. O garimpo deu o título de Cidade do Diamante, devido à grande riqueza vinda das águas do Rio Tibagi. A cidade faz parte da Rota dos Tropeiros, juntamente a outros 15 municípios. Por ali, transportavam mercadorias nas mulas e burros, originando a gastronomia típica que é a paçoca de carne.
Atualmente, as principais bases da economia da cidade são a agricultura e o turismo, grandes geradores de renda e emprego para a maioria da população. O município ainda ostenta o título de maior produtor de trigo do Brasil.
Os principais destaques turísticos dessa cidade encantadora são: o Parque Estadual do Guartelá, sexto maior Cânion em extensão do mundo e único com vegetação nativa, os saltos Santa Rosa e Puxa Nervos e o Carnaval, época do ano que a cidade fica lotada.
O QUE FAZER
AVENTURA
O rafting nas corredeiras do Rio Tibagi é destaque para quem gosta de emoção e adrenalina. O município ainda conta com trilhas e cachoeiras.
TURISMO RURAL
Tibagi tem várias fazendas que oferecem café colonial e comida da Rota dos Tropeiros. Pousadas rurais também são opções para quem quer fugir da correria do dia a dia e aproveitar o melhor contato direto com a natureza.
TURISMO RELIGIOSO
A cidade se destaca por seus eventos religiosos, além da fé e devoção da comunidade, os principais atrativos religiosos são a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, Olho D’Água São João de Maria, Capela Santa Pastorina e Capela do Bom Jesus da Cana Verde.
DICAS
Para visitar Tibagi é preciso muita disposição porque para desbravar toda essa magia será no mínimo três dias de muita aventura, adrenalina e emoção, em contato direto com a natureza.
EVENTOS
Tibagi tem agenda extensa de eventos iniciando pelo centenário Carnaval, o melhor dos Campos Gerais, com estrutura para atender milhares de visitantes, turistas e foliões.
Com percurso aproximado de 12 quilômetros, a Caminhada Internacional na Natureza, evento tradicional na cidade, passa pelos saltos Santa Rosa e Puxa Nervos com visão exuberante da natureza.
A Pedalada Internacional na Natureza tem percurso de 42 quilômetros, passando por atrativos turísticos e belezas naturais.
.
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque Estadual do Guartelá
Salto Puxa Nervos
Salto Santa Rosa
Fenda do Nick
PASSEIOS
Itaytyba Ecoturismo
O local é um complexo de ecoturismo e turismo rural, com diversas opções de lazer, incluindo trilhas, cavalgada, cachoeiras e a incrível visão da Cachoeira da Ponte de Pedra e do Cânion Guartelá. Está localizado a 21 km do centro de Tibagi.
Safaris Farm
O recanto ecológico encontra-se na BR-376, a 31 km de Tibagi. O espaço possui animais exóticos e domésticos, além de trilhas, cavalgada e passeio de charrete.
Centro Histórico
Localizado no coração de Tibagi, o Centro Histórico conta com diversos atrativos, incluindo igrejas, praças, mirante e diversos prédios antigos que fazem parte da história do município. Tudo é próximo um do outro e de fácil acesso.
O Museu Histórico Desembargador Mercer Junior, conhecido como Museu do Garimpo, é um prédio histórico que retrata o ciclo do diamante e a história de Tibagi. É um dos mais completos acervos do Paraná. Por enquanto, está fechado para reforma.
Parque do Risseti
Lago, parque infantil, trilhas para caminhada e a Casa do Colono formam o Parque Risseti. No local, São preservados os costumes de imigrantes europeus e atividades dos tropeiros. Também há o quarto do terror (antigamente os adultos assustavam as crianças mais peraltas dizendo que as deixariam no quarto cheio de bruxas e monstros).
COMO CHEGAR
Tibagi fica a 198 km de Curitiba, e tem acessos pela BR-376, PR-340, BR-153 ou Rodovia Transbrasiliana.
ONDE FICAR
Tibagi tem diversas opções de hospedagem, podendo ser rural, urbana ou camping, de categoria simples ou luxuosa, para todos os gostos e bolsos.
GASTRONOMIA
O tropeirismo, ao passar pela região, deixou em Tibagi a lembrança da paçoca de carne. É feita com carne desfiada e temperos socados no pilão, com farinha. Essa refeição servia os tropeiros que levavam a alimentação em seu trajeto.
O tradicional bolinho de polvilho, popularmente conhecido como Bolinho “Dianssim” é bastante consumido em Tibagi. Tem toque salgado e crocante.
A carne no tacho, prato vencedor de concursos de gastronomia, ganha apreciadores com seus diversos ingredientes e delicioso sabor.