Cambará
QUASE UM SÉCULO DE BEM RECEBER
Em quase um século de história, Cambará acostumou-se a receber turistas. Se, no passado, foram o futebol amador e o carnaval de rua os grandes responsáveis por trazer visitantes ao município, hoje, quem vem à cidade normalmente é atraído pelo sabor e pela diversão dos eventos gastronômicos, como a Festa do Milho Verde, do Porco no Tacho, e da Costela ao Fogo de Chão, entre outras.
Localizado no Nordeste Paranaense, o município de Cambará tem uma população estimada em 25.250 habitantes e economia fortemente baseada na agricultura. Ainda assim, destaca-se pelas indústrias de alimentos e por metalúrgicas de pequeno porte.
Longe das cifras e moedas, a cidade registra uma outra forma de riqueza: a imigração. Dentre os primeros habitantes da região, no século XIX, estavam espanhóis, italianos, russos, ucranianos e árabes. A migração de mineiros e paulistas também foi marcante. No entanto, notabilizaram-se os colonizadores japoneses. Devido ao grande número de imigrantes vindos daquele país, em especial depois da Segunda Guerra Mundial, Cambará é considerada uma das portas de entrada da colônia japonesa no Brasil.
O resultado dessa mistura étnica e cultural está eternizado nas construções antigas e tradições locais e é revivida todos os dias no cotidiano da cidade.
O QUE FAZER
TURISMO RURALA beleza natural de inúmeros sítios e os sabores e peculiaridades da cultura rural atraem muitos turistas em busca de sossego e ar puro. |
|
TURISMO ECOLÓGICOTendo como principal exemplar o Eco Resort do Grupo Scandolo Riguetti, Cambará também é um ótimo destino para turismo ecológico e oferece aos visitantes diversas atividades de lazer e de educação ambiental. |
|
DICAS
VISITE AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS DO CENTRO DA CIDADE
Quem passa pelo centro do município tem belas amostras de beleza arquitetônica e valor histórico representados por edifícios construídos no século XX. É o caso da antiga sede da Estação Rodoviária, datada de 1925, da Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, de 1928, e dos colégios estaduais Dr. Generoso Marques e Professor Sílvio Tavares, com mais de 90 e 50 anos de existência, respectivamente.
APROVEITE AS FEIRAS LOCAIS
Duas feiras já são tradicionais na cidade. Toda segunda, das 16h às 22h, tem a Feira da Lua, que oferece opções gastronômicas e culturais. Às sextas, é a vez da Feira Livre, das 5h às 13h.
LUGARES MAIS VISITADOS
Parques Ecológicos Alambari I e II
Mirante do Cristo Redentor
Praça Miguel Dinizo
Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças
Antiga Estação Ferroviária
PASSEIOS
Parques Ecológicos Alambari I e II
Localizados às margens de um pequeno córrego que ainda abastece o município, os Parques Ecológicos Alambari I e II, além da bela área verde, oferecem espaço para visitação, prática de esportes e eventos culturais.
Praça Miguel Dinizo
Um dos lugares históricos do município, a Praça Miguel Dinizo é um ótimo local de lazer. O espaço, que foi restaurado recentemente, possui uma fonte luminosa e inúmeras árvores centenárias, que compõem uma bela paisagem.
Eco Resort do Grupo Scandolo Riguetti
Aliando lazer e beleza natural, o Eco Resort Grupo Scandolo Riguetti oferece lagos para pesca e seis piscinas. No local, é possível fazer tirolesa, passear de padealinho, a cavalo e de charrete, visitar uma minifazenda e se aventurar no escorregador com boia. Uma atividade imperdível é a trilha educativa “Projeto Aprendendo no Campo”.
A infraestrutura proporciona conforto e facilidades: hás restaurantes, quiosques para churrasco e apartamentos para a hospedagem de associados.
Durante a temporada, o funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 18h. Fora de temporada, o Eco Resort abre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
Mirante do Cristo Redentor
Ponto de destaque do turismo local, o Mirante do Cristo Redentor oferece vista para toda a cidade. Localizado no ponto mais alto da área urbana do município, o local atrai muitos visitantes principalmente à noite, quando a iluminação das fábricas e empresas deixa a visualização ainda mais bonita. Igualmente bela, a estátua do Cristo é um atrativo a mais.
COMO CHEGAR
A melhor forma de se chegar ao Cambará é pelas rodovias BR- 153 e BR-369, que é pedagiada. Uma linha de ônibus comercial liga a cidade até a Capital. O aeroporto mais próximo é o de Londrina, a 140 km. A distância até Curitiba é de 402 km.
ONDE FICAR
A rede hoteleira local oferece opções para todos os gostos. Tem hotéis, hotel-pousada, spa e eco resort.
GASTRONOMIA
Cambará apresenta grande riqueza gastronômica. Destacam-se os pratos com sabor de migração e imigração, como receitas típicas das culinárias mineira, italiana, espanhola e japonesa, trazidas pelos primeiros habitantes do município.
Outros sabores podem ser provados nos restaurantes tradicionais e especializados, nas lanchonetes, pizzarias e bares da cidade.
E se o assunto é gastronomia, não se pode esquecer das imperdíveis festas regadas a muita comida boa, como a Festa do Porco no Tacho (entre maio e junho); a Festa do Milho Verde (em julho), Festa da Leitoa à Paraguia (também em julho); Festa da Costela ao Fogo de Chão (em agosto); e Churrascão da APAE (em novembro).