Apucarana
DO CAFÉ AO BONÉ, APUCARANA É CHEIA DE HISTÓRIAS E RIQUEZAS
Criada no auge do ciclo cafeeiro do Norte do Paraná, entre 1940 e 1960, Apucarana é uma das poucas cidades do mundo a ter em seu território a origem de três bacias hidrográficas – a do Tibagi, a do Pirapó e a do Ivaí.
O município está estrategicamente localizado em um entroncamento rodoferroviário e se constitui em corredor e ponto de apoio para o Mercosul.
Apucarana conta com mais de 130 mil habitantes é uma das três mais importantes cidades em desenvolvimento no Norte do estado, com uma área territorial de pouco mais de 555 km².
O QUE FAZER
|
CURTIR A NATUREZAO município também tem belezas naturais para mostrar. O Lago Jaboti oferece a oportunidade de se exercitar em uma área bonita e arborizada. Já o Parque Santo Expedito mistura fé e meio ambiente. |
|
TURISMO CULTURALPara os amantes de arte, cultura e história, a cidade oferece atrações imperdíveis, como o Museu do Café e o Cine Teatro Fênix. |
|
TURISMO RELIGIOSOReconhecida e respeitada em todo o Paraná por sua tradicional devoção católica, a cidade de Apucarana se destaca no turismo religioso. No município estão importantes atrativos, como o único santuário do mundo dedicado a São José e a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, considerada uma das mais belas do Brasil |
DICAS
CONHECER A CIDADE
Festas, feiras, monumentos, parques e lugares especiais esperam por você. Não deixe de visitar a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, o Parque Jaboti, o Monumento ao Boné e o Bosque Municipal, dentre outros.
FESTA DA CEREJEIRA
Em junho, a cidade ganha um colorido especial que transforma ruas e praças com a florada das cerejeiras. Além da gastronomia, há apresentações de danças típicas, exposições de bonsais e oficinas de origami. A festa é realizada pela Acea (Associação Cultural e Esportiva de Apucarana). Conheça também o jardim japonês na Acea, um espaço dedicado à cultura japonesa na cidade.
FEIRA DA LUA
A Feira da Lua é um evento gastronômico já tradicional em Apucarana. Ocorre toda quinta-feira, das 18h às 22h, no Espaço das Feiras, um local construído exclusivamente para receber os mais diversos eventos em Apucarana. A Feira da Lua, realizada anteriormente na Praça Rui Barbosa, tem como destaque o sukiyaki, o perohê e a comida mineira, além de pastéis e sanduíches de mortadela e pernil.
ESPAÇO DAS FEIRAS
Como o nome diz, o Espaço das Feiras centraliza as feiras de Apucarana. Conta com um pavilhão coberto de 1,3 mil metros quadrados na Rua Talita Bresolin. São 30 pontos fixos e mais uma ampla área livre com capacidade para mais 80 feirantes. O local recebe a tradicional Feira do Produtor – que funcionava anteriormente no Mercado Municipal-, a Feira Livre e a Feira da Lua. O espaço recebe ainda feiras de artesanato, de noivas e de roupas, entre outros eventos.
CÂMERAS AO VIVO
A Prefeitura de Apucarana mantém câmeras ao vivo instaladas em pontos estratégicos da cidade. Ao acessar o site https://www.visiteapucarana.com.br/ao-vivo/, é possível acompanhar ao vivo a movimentação em alguns cartões-postais da cidade, como a Praça Rui Barbosa, o Parque Jaboti, o Parque da Raposa e o Bosque Municipal.
COMO CHEGAR
A 366 km de Curitiba, Apucarana é acessível pela BR-376. A cidade recebe regularmente linhas comerciais de ônibus e fica a próxima a dois aeroportos: o de Londrina, a 63 km, e o de Maringá, a 73 km.
Além desses, o município está a 387km do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e a 474km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu
ONDE FICAR
Na cidade, há boas opções de acomodações em hotéis e pousadas.
Confira a nossa página com a lista de hospedagens clicando aqui
GASTRONOMIA
O prato típico do município é a costela bovina assada na brasa, que está se tornando Patrimônio Cultural Imaterial de Apucarana. A receita é servida tradicionalmente desde 1958, sempre às quartas-feiras, no Ferra Mula, evento filantrópico que auxilia principalmente crianças.
Por conta da forte colonização japonesa, também é fácil encontrar restaurantes com cardápio diversificado da culinária oriental.
LUGARES MAIS VISITADOS
Lago Jaboti
Painel Turístico
Parque Santo Expedito
Catedral Nossa Senhora de Lourdes
Cine Teatro Fênix
Feira da Lua
PASSEIOS
Um dos principais cartões-postais de Apucarana, o Lago Jaboti está localizado a apenas 3 km do centro da cidade e integra o parque de mesmo nome, em uma área que une lazer e preservação do meio ambiente.
O local é muito frequentado por esportistas, pois é ótimo para caminhadas e corridas. As margens do lago possuem área arborizada, campos esportivos, lanchonetes, além da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea).
Construído em comemoração ao Dia Municipal do Boné, o monumento tem por objetivo divulgar um dos maiores potenciais do município, que é a produção do acessório. Moldado em concreto por um artista plástico, a réplica do boné é, segundo registro, a maior confeccionada até hoje no mundo. O local também é ponto de partida da nova ciclovia “Irmo Celso Vidor”, construída em homenagem ao renomado fotógrafo apucaranense vitimado pela Covid-19.
De temática ambiental e religiosa, o Parque Santo Expedito nasceu da recuperação de uma área antes degradada pelo acúmulo de lixo, entulho e pela ação da erosão. No local, encontra-se uma nascente que ajuda a alimentar o lago do Parque Jaboti, a 800 m de distância.
No dia 19 de cada mês, centenas de fiéis de Apucarana e região participam de missa em homenagem ao santo que dá nome ao Parque. Desde a inauguração do espaço, em 2004, todo o ano acontece a Festa de Santo Expedito, comemorada no dia 19 de abril.
Catedral Nossa Senhora de Lourdes
Uma das mais belas catedrais do Brasil, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes é o cartão-postal da cidade de Apucarana. A igreja possui obras de arte, como pinturas e vitrais, que chamam a atenção pela beleza.
Com arquitetura barroca, a Catedral tem a maior nave interna dentre todas as igrejas paranaenses. Na fachada frontal, há as esculturas de São Pedro e São Paulo.
Com 492 lugares, o Cine Teatro Fênix é o principal palco cultural de Apucarana e foi a maior sala de cinema da cidade entre as décadas de 1960 e 1990. No início dos anos 2000, o espaço foi totalmente revitalizado. Hoje é um centro cultural que recebe eventos de porte e apresentações de teatro, balé e música, além de cerimônias oficiais de formatura das diversas escolas da cidade.
Localizado nas antigas instalações da estação ferroviária do Distrito de Pirapó, o Museu do Café existe desde 2012 e retrata a história da produção do grão, conhecido como “ouro verde”, na região Norte do Paraná.
O museu conta com um vasto acervo de peças de época doadas por pioneiros e descendentes. O local faz parte do roteiro turístico da cidade e está aberto diariamente a visitação.
Ponto central e de ligação entre duas grandes praças – a Rui Barbosa e a Semíramis Braga–, a Praça da Onça possui um grande fluxo de pedestres. Popularmente conhecido como Praça da Cascata, o local exibe uma cascata em pedra tendo ao fundo a pintura destacada pela figura de uma onça. Pelos estabelecimentos gastronômicos do entorno, a área transformou-se ainda em “praça de alimentação” no período noturno.