Goioerê
CIDADE QUE ACOLHE COM FÉ, CULTURA E NATUREZA
Belezas naturais, recantos cristãos e hospitalidade acolhedora. O turista que visita Goioerê irá se encantar com isso e muito mais, nessa cidade localizada na Região Centro-Oeste do estado. Com economia pautada na agricultura e agroindústria, o município faz fronteira com Rancho Alegre D’oeste, Quarto Centenário, Moreira Sales, Formosa do Oeste, Mariluz e Janiópolis tendo uma população estimada de 28.962 pessoas, segundo o IBGE.
No âmbito da fé, Goioerê se destaca por ser uma das três cidades brasileiras que possui um fragmento da Cruz de Jesus Cristo, assim como o Museu Arquidiocesano de São Paulo e uma ordem religiosa de Apucarana. A relíquia fica exposta na Paróquia Nossa Senhora de Candeias, tendo sua veracidade atestada pelo Vaticano.
A origem do nome da cidade advém dos tempos do café, quando as primeiras fazendas se instalaram no local às margens do Rio Goioerê. Esse, por sua vez, foi nomeado pelos índios que habitavam o local e falavam a língua caingangue, na qual “goio” significa águas e “erê”, limpas.
Visitar a cidade, com certeza, renderá boas recordações, seja para o turista que prefere o agito das festas, as belezas naturais ou ainda a tranquilidade de sentar-se nos bancos das praças para matear um tereré.
O QUE FAZER
HISTÓRIA E CULTURA
Alguns registros culturais e históricos da cidade podem ser encontrados na Casa da Memória Alcides Moreira de Castilho. Visitá-la é fazer uma viagem ao passado.
PASSEIOS NA NATUREZA
Seja nos parques ou nas cachoeiras, o turista que procura por um refúgio natural terá ótimas opções para aliviar o stress cotidiano.
DICAS
COM AS CORES DO NATAL
Se você estiver pela cidade no período natalino não deixe de visitar a Praça Luigi de Paoli. Os efeitos de luzes e sons na fonte ditam o ritmo com que as águas dançam.
DIVIRTA-SE NAS FESTAS
Seja com uma proposta de negócios, cultural ou religiosa, anualmente a cidade sedia vários eventos reunindo pessoas de diversas regiões. O Vida Verão, a Expo Cristã, o Festival do Leitão Maturado, Festa do Milho e ExpoGoio são algumas dessas festividades. Vale a pena conferir.
LUGARES MAIS VISITADOS
Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias e a Torre do Sino
Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura
Feira do Produtor
Praça da Fonte Luminosa
PASSEIOS
Gruta Nossa Senhora das Borboletas
Com uma grande imagem de Nossa Senhora de Fátima, o local recebe os fiéis para um momento de espiritualidade e reflexão.
Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias
Os belos vitrais da matriz relembram a vida de Jesus Cristo. Já sua torre, com mais de 25 metros de altura, fica ainda mais bonita com a decoração natalina.
Goioerê Clube de Campo
Banhado por uma extensa represa e com grande área verde, a infraestrutura do local é composta por piscinas, academia, sauna e quadras esportivas. Trata-se de um clube privado, mas a entrada do turista é livre se ele estiver acompanhado por um sócio. Pagando uma taxa, o visitante pode ainda utilizar algumas das instalações.
Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura
Se o turista procura contato com a natureza, a visita ao Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura não pode faltar no roteiro. São 24,16 hectares de área, com mata nativa e trilhas que direcionam a paisagens incríveis. Durante a caminhada, aprecie a flora e fauna, e não se assuste caso algum macaco ou quati der o ar da graça.
COMO CHEGAR
Localizada a 530 km da capital, é possível chegar até Goioerê pelas rodovias BR-272, PR-180 e PR-472.
ONDE FICAR
Para repor as energias, o turista pode descansar confortavelmente em hotéis e pousadas de pequeno porte, mas de grande aconchego.
GASTRONOMIA
Na hora que a fome bater, não deixe de experimentar o Leitão Maturado, prato típico da cidade. O assado é destaque na festa de junho que leva seu nome, mas também pode ser encontrado em alguns locais nos outros meses do ano. Existem ainda opções de lanchonetes, pizzarias, além de restaurantes que oferecem pratos da culinária mexicana, árabe, brasileira, italiana e japonesa. Opções para todos os bolsos e paladares.