Emater apresenta ações de economia e sustentabilidade 08/02/2019 - 15:05

Disponibilizar novas alternativas aos produtores e famílias que passarem pelo Show Rural Coopavel é o principal objetivo do Instituto Emater, que está presente no evento com cerca de oitenta técnicos. Eles atuarão em 15 diferentes áreas, levando aos visitantes ações de economia, sustentabilidade e qualidade de vida .

“Na recepção, por exemplo, mostramos como pode funcionar um circuito de turismo rural em uma propriedade em termos de estrutura, orientando o produtor sobre como ele pode deixar o local mais aconchegante”, diz o técnico Vicente Werner, que coordena a organização de toda a estrutura do Emater montada no evento.

Uma das novidades é a Casa Econômica Sustentável, que traz alternativas no que diz respeito à organização e o reaproveitamento de uma série de materiais.

ATRAENTES - Algumas das mudanças que podem ser vistas nos espaços do Emater no Show Rural 2019 foram pensadas com o propósito de tornar os espaços mais atraentes. A área das plantas medicinais ganhou novas espécies, a fim de apresentar aos visitantes a origem de plantas que parecem desconhecidas, mas já são usadas, há décadas, em chás e demais atividades do cotidiano familiar.

EROSÃO - De acordo com Werner, o maior problema observado na região Oeste diz respeito à erosão. “Na área de grãos nós estamos trabalhando a questão da infiltração de água. No Show Rural, vamos mostrar aos agricultores algumas alternativas que resultam em economia de adubo químico na cultura da soja e tecnologias usadas na aplicação, além de resultados referentes ao manejo integrado de pragas, monitoramento das doenças da soja e outras questões importantes”.

Com o intuito de incentivar a produção de frutas e olerículas de forma sustentável, o Instituto Emater possui áreas destinadas à fruticultura e olericultura, onde os agricultores podem conhecer alternativas que façam com que seus produtos cheguem ao consumidor final com baixo custo e a menor quantidade possível de agrotóxicos.

AMBIENTAL - Com espaços já conhecidos, como piscicultura, apicultura, pecuária leiteira, turismo rural, agroindústria, artesanato, o Instituto Emater prioriza a inovação e a conscientização que, nesta edição do evento, possui uma área exclusiva, intitulada Projeto de Valorização Ambiental.

A prioridade entre os técnicos é unanimidade e consiste em mostrar as inovações, fazendo com que os visitantes façam uso das tecnologias em suas propriedades. “Não podemos repetir as mesmas coisas que já foram apresentadas nas edições anteriores, pois o objetivo principal é trazer inovação. Em 2019, estamos mostrando a máquina usada para fazer inoculação e coinoculação da soja, que exige um investimento muito baixo e evita gastos desnecessários”, conclui Werner.

Fruticultura é uma das atrações para produtores e visitantes

Com ampla variedade de frutas na área montada para esclarecer as dúvidas dos visitantes do Show Rural, o Instituto Emater mostra novidades que podem facilitar muito a vida do produtor rural que aposta no cultivo de frutas como uva, banana, caqui, goiaba, fruta do conde e figo, entre outras.

“O objetivo é tratar sobre toda a tecnologia de produção, da formação da muda, que é quando nós temos a parte da enxertia, orientando o produtor sobre a necessidade de uma muda de qualidade para que tenha uma produção de qualidade”, afirma Élcio Pavan, técnico do Emater.

A fruticultura consiste em um processo que abrange desde a escolha da área e o preparo do solo até a colheita. Além disso, a atividade é uma das principais alternativas para aumento da renda do agricultor. De acordo com Pavan, o destaque da área é a uva, devido à importância por conta da produção regional.

O técnico explica que um dos problemas mais comuns dos produtores de frutíferas é a fase de inserção no mercado. De acordo com Pavan, é fundamental que o produtor entenda que, ao iniciar uma produção comercial, ele precisa ter mão de obra disponível no momento certo. “O mercado é muito grande, mas o produtor precisa buscar, não basta produzir e esperar. Após conquistar seu espaço no mercado, certamente terá sucesso na atividade”, diz ele.

 

Fonte: ANPr - http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=101044

 

GALERIA DE IMAGENS