Feiras e feirinhas para visitar durante o inverno em Curitiba e região 28/05/2024 - 18:46

Curitiba também é famosa por suas feiras gastronômicas, culturais e de artesanato.

Algumas acontecem somente no inverno e outras ao longo de todo o ano, mas com um charme adicional na estação mais fria.

As chamadas “feirinhas” são bons locais para conhecer outros turistas, experimentar os pratos típicos do inverno da cidade e, sobretudo, conhecer a vida das ruas curitibana – que não para, mesmo com as baixas temperaturas.

Confira algumas dicas que o Viaje Paraná separou para você!


Feirinha da Osório

 

feira da osório
Foto: Daniel Castellano / Secretaria Municipal Comunicação Social

 

Em uma das pontas da Rua XV de Novembro fica um local conhecido popularmente como Boca Maldita, mais a frente está localizada a Praça General Osório.

Durante o inverno, ela é palco de uma das feiras mais tradicionais da cidade.

Tradicional e esperada pela população, a feirinha de inverno da Osório acontece desde 1992, sempre ofertando gastronomias típicas e promovendo um verdadeiro ponto de encontro da cidade, graças a sua fama de três décadas.

Por lá é possível encontrar cerca de 20 barracas com vendas de artesanato, comidas e o típico comércio do pinhão, _in natura_ ou já cozido.

O espaço é muito frequentado por turistas e moradores ao longo da estação. Lá é um bom lugar para degustar o famoso quentão, bebida feita a base de vinho, fervido com cravo e canela, muito útil para esquentar as tardes curitibanas.

 

icone_local.png

Praça General Osório, 100 – Centro

icone_telefone.png

(41) 3250-7746

 

Gostou? Conheça mais sobre a Feirinha da Osório

 


Feirinha da Santos Andrade

 

feira santos andrade
Foto: Luiz Costa / Secretaria Municipal Comunicação Social

 

Na outra ponta do calçadão da Rua XV, em frente à Universidade Federal do Paraná, fica localizada outra feirinha de inverno popular entre os moradores e visitantes da cidade.

A feirinha da Praça Santos Andrade, assim como da Praça Osório, acontece em vários períodos do ano, mas o destaque mesmo fica por conta da edição de inverno.

Lá também é possível encontrar barracas com comércio de artesanatos, venda do pinhão, comidas típicas e o tradicional quentão.

Assim como a feirinha da Osório, muitos turistas e moradores visitam a Santos Andrade durante a estação, criando um ambiente propício para se reunir com amigos e conhecer outros visitantes da cidade.

  

icone_local.png

Praça Santos Andrade, 41 – Centro

icone_telefone.png

(41) 3250-7746

 

Gostou? Conheça mais sobre a Feirinha da Santos Andrade

 


Feirinha do Largo

 

feira do largo
Foto: Daniel Castellano / Secretaria Municipal Comunicação Social

 

A feira do Largo da Ordem, antes chamada de “feirinha _hippie_”, é a maior e mais tradicional da cidade. Com quase 50 anos de história, a feira ocupa o Centro Histórico da capital durante todo o ano, sempre aos domingos, atraindo cerca de 20 mil visitantes por final de semana.

Ela começa na Rua São Francisco e termina na Rua Martin Afonso, das 9h às 14h, e sempre conta com um grande movimento de moradores, expositores e turistas.

São mais e 800 barracas de artesanatos, roupas, livros, bijuterias, pinturas, discos, cerâmicas e, principalmente, opções gastronômicas.

Durante o inverno, a feira ganha um charme especial, com itens típicos da estação sendo comercializados e performances ocupando as ruas tomadas por barracas.

O local é um bom lugar para conhecer a diversidade gastronômica de Curitiba e seus pratos tradicionais da estação, como o já citado pinhão e quentão.

  

icone_local.png

Praça Garibaldi, 7 - São Francisco

icone_telefone.png

(41) 3250-7714 | (41) 3250-7757

 

Gostou? Conheça mais sobre a Feirinha do Largo

 


Feira Gastronômica do Batel

 

feira do batel
Foto: Ricardo Almeida / Secretaria Municipal de Comunicação Social

 

Quem busca uma boa refeição para se esquentar durante o inverno pode visitar a Feira Gastronômica do Batel, localizada na divisa entre os bairros Água Verde e Batel, próximo ao centro de Curitiba.

Popular graças ao seu variado cardápio internacional, a feira sempre recebe vários moradores e visitantes da cidade aos sábados.

Por lá, é possível encontrar pratos típicos das cozinhas do Peru, Itália, China, México, Alemanha, Ucrânia e várias outras.

Além, é claro, de comidas paranaenses, os visitantes também encontram gastronomias tradicionais de outros estados brasileiros, uma maneira dos turistas matarem – pelo menos um pouquinho – a saudade de casa.

  

icone_local.png

Rua Carneiro Lobo, s/n - Água Verde.

icone_telefone.png

(41) 3250-7746

 

Gostou? Conheça mais sobre a Feira do Batel

 


 Feira da Louça

 

feira de campo largo
Foto: Prefeitura Municipal de Campo Largo

 

Aproximadamente 35 km do centro da capital, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, acontece a Feira da Louça, geralmente no final do inverno.

Ela é uma tradição do município vizinho e serve como divulgadora da cultura local, sempre atraindo milhares de visitantes toda edição.

A cidade é conhecida como a Capital Nacional da Louça, graças à sua produção de cerâmicas. A título de curiosidade, as porcelanas brancas de mesa fabricadas na cidade representam 75% de toda a produção nacional desse item.

A feira é um bom lugar para comprar itens e utensílios desse mercado, seja para mobiliar sua própria casa, presentear alguém ou ainda levar uma recordação do Paraná.

Ela remonta às tradições da colonização polonesa que o município recebeu e até hoje conta com produtores de porcelana que aprenderam o ofício dentro de suas casas, graças à familiares e pessoas próximas.

  

icone_local.png

Rua João Bertoja, 1995 - Campo Largo.

icone_telefone.png

(41) 3250-7746

 

Gostou? Conheça mais sobre a Feira da Louça

 


GALERIA DE IMAGENS