Destinos voltados ao turismo de negócios são apresentados no Panamá 13/06/2024 - 15:34
O potencial do turismo de negócios do Paraná foi apresentado nesta quarta-feira (12) durante o Visit Brasil, evento promovido pela Embratur e pela Fiexpo Latin America no Panamá. Até esta quinta-feira (13), em um estande com a prefeitura de Foz do Iguaçu, o Governo do Paraná também apresenta aos participantes da feira o seu potencial com o objetivo de captar eventos para o Estado nos próximos anos.
Trata-se do segmento M.I.C.E. (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), o segmento do turismo de negócios responsável por 3,8% do PIB brasileiro, de acordo com dados da ABRAPE (Associação Brasileira de Promotores de Eventos). O Paraná é um dos destinos para o turismo de negócios apresentado na feira, ao lado dos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Ceará.
A feira reúne fornecedores e compradores internacionais do turismo de negócios e eventos, com foco na América Latina, atraindo participantes do mundo inteiro. A meta da edição deste ano é superar os resultados obtidos em 2023, quando o evento teve a participação de 1.024 Hosted Buyers, 516 expositores e 80 destinos, realizando mais de 11 mil reuniões de negócios, o que resultou em um impacto direto de US$ 787 milhões em negócios.
“É uma feira que atrai pessoas de diversos cantos do mundo e nossa intenção é mostrar o que temos de infraestrutura no Paraná para receber esses eventos voltados ao turismo de negócios”, destacou o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
Os grandes polos de eventos corporativos e convenções paranaenses estão em Curitiba e Foz do Iguaçu, por possuírem uma grande infraestrutura de transporte e rede hoteleira. Mas também abrigam eventos do segmento M.I.C.E. as cidades de Maringá, Londrina e Cascavel.
Apenas o Show Rural em Cascavel, por exemplo, recebeu mais de 391 mil visitantes neste ano de 2024 e gerou negócios na casa dos R$ 6,1 bilhões em negócios.
“Os eventos corporativos e as convenções, assim como as grandes feiras de exposição agropecuária, fazem parte deste segmento e atraem turistas de dentro e fora do Estado, e até mesmo de outros países”, lembrou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Já o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, destaca a relevância dessa nova conexão para o desenvolvimento econômico e turístico do estado. "O novo destino internacional é um importante passo na expansão da conectividade do Paraná. Esta parceria estratégica demonstra o compromisso do governador Ratinho Júnior em fortalecer o crescimento econômico do estado.
Mesmo sem conexão aérea direta, o Paraná registrou a entrada de 7.967 turistas do Peru no ano de 2023, de acordo com dados da Embratur. “Esse número deve ser muito maior, pois quando existe conexão, os turistas são registrados pela alfândega dos outros Estados, mas na verdade estão com o Paraná como destino”, explica Nunes.
M.I.C.E.
Para além do impacto econômico, grandes eventos, como feiras técnicas e espetáculos musicais, também fomentam a cultura e a inovação.
De forma geral, dentro do termo “meetings” estão os eventos corporativos e as convenções de empresas; em “incentives”, estão as viagens oferecidas por empresas aos seus funcionários a título de prêmio, estímulo e incentivo a equipes internas, podendo também ser usadas com fornecedores, distribuidores e clientes.
Já em “conferences” estão os congressos e seminários; por fim, em “exhibitions” estão as feiras e shows.
O Turismo de Negócios & Eventos possibilita a articulação e a integração institucional de diferentes instâncias políticas, tecnológicas, econômicas e acadêmicas, posicionando o turismo como setor estratégico alavancador do desenvolvimento da sociedade e da economia do Paraná, gerador de oportunidades, emprego e renda.