Parque Nacional do Iguaçu registra visitação recorde para o mês de outubro 05/11/2025 - 15:39

Com crescimento de 8,39% em relação ao mesmo período do ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu, localizado no Oeste paranaense registrou 181.065 visitantes em outubro – o maior saldo para o mês em toda a história.

 

O Paraná tem mais um recorde em um de seus principais atrativos turísticos. O Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu (Oeste), registrou 181.065 visitantes em outubro – o maior para o mês em toda a história. É um crescimento de 8,39% em relação ao mesmo período do ano passado e, além disso, supera o recorde anterior, que foi de 179.640 visitantes em outubro de 2019.

Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural, o parque é lar das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza pela UNESCO. Ao todo, turistas de 127 nacionalidades marcaram presença no atrativo em outubro. 

Dentre as nacionalidades dos visitantes no décimo mês do ano, os brasileiros lideraram com mais de 103 mil visitantes. Na sequência do ranking, aparecem argentinos (33 mil), alemães (6 mil), estadunidenses (3,5 mil), paraguaios (3,2 mil), espanhóis (2,9 mil), franceses (2,7 mil), entre outros.

“Abrigar o Parque Nacional do Iguaçu é um bônus enorme para o Paraná, pois é um atrativo completo e surpreendente. O Estado tem opções prontas para receber turistas do mundo todo e estamos engajados em conquistar cada vez mais o público nacional e internacional”, afirmou o secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção turística do Governo do Estado, afirma que dois novos voos diretos lançados recentemente no aeroporto de Foz do Iguaçu podem contribuir para ainda mais visitação, não apenas do Parque Nacional do Iguaçu, mas nos atrativos da Tríplice Fronteira e do Estado como um todo.

“É um dos cartões-postais do turismo paranaense e destaque mundial do nosso turismo. No final de outubro começaram a operar novos voos internos diretamente até Foz do Iguaçu, vindos do Distrito Federal e de São Paulo. Além disso, uma nova pista foi homologada no aeroporto, dando mais chances a voos internacionais. A cidade já é conhecida mundialmente pelas Cataratas mas também tem diversas outras opções de lazer aos turistas”, disse.

O saldo positivo também joga holofotes a importantes conquistas recentes do parque. Neste ano o local foi eleito novamente como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma de viagens TripAdvsior – além de ser o único representante brasileiro nas 25 melhores atrações mundiais.

INVESTIMENTOS IMPACTAM – No acumulado do ano, o parque já recebeu 1.660.206 visitantes, alta de 9% em comparação com os 1.510.447 registrados entre janeiro e outubro de 2024.

Mario Macedo, CEO da Urbia+Cataratas – concessionária responsável pela gestão da visitação turística do parque –, afirma que o aumento nas visitações é um reflexo também dos investimentos no atrativo, consolidando o local como referência global em turismo de natureza.

“Estamos crescendo com qualidade, preservando o patrimônio natural e elevando a experiência turística a um novo patamar. Neste mês inauguramos o Espaço Usina, um resgate histórico e cultural que se soma às trilhas, à ciclovia e às nossas experiências em horários exclusivos”, comentou.

Além do Espaço Usina, novas trilhas, ciclovia pavimentada, serviço Bike Iguaçu e as chamadas “experiências exclusivas”, como o Amanhecer, o Pôr do Sol e o Céu das Cataratas, têm atraído mais visitantes e ampliado o tempo de permanência no parque e em Foz do Iguaçu.

DEMANDA CRESCENTE – Foz do Iguaçu amplia, ano após ano, a sua vocação para atrair e entreter o fluxo de visitantes que chega ao Oeste paranaense. De janeiro a agosto, por exemplo, alguns dos mais importantes atrativos turísticos do município já haviam somado juntos mais de 3,3 milhões de visitantes.

“Foz tem se preparado para fluxos cada vez maiores, seja com por meio das obras do Governo do Estado ou com investimentos privados do setor. Hospedagens estão surgindo; hotéis estão fazendo reformas; e atrativos estão criando novos roteiros e passeios. A demanda está aumentando e o Estado, como um todo, está acompanhando esse crescimento”, disse Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

As expectativas futuras para o setor foz iguaçuense também estão altas, uma vez que o município deve receber novos atrativos turísticos de renome internacional. O Estado será o primeiro nas Américas e no Hemisfério Sul a contar com um satélite do renomado museu francês Centre Pompidou – previsto para 2027.

Além disso, o Aquafoz, um aquário com área de 24 mil m², com área construída de 13 mil m², ao lado do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, será inaugurado ainda em novembro. O atrativo terá 28 tanques, que somam 3,3 milhões de litros de água, dedicados aos ecossistemas da bacia amazônica e dos rios Paraná e Iguaçu. Os visitantes poderão conhecer mais de 300 espécies.

GALERIA DE IMAGENS