Viaje Paraná participa de um dos principais encontros da indústria de navios de cruzeiro do Brasil 03/09/2025 - 16:39

O Fórum CLIA Brasil 2025, em Brasília, reúne autoridades públicas, armadores, representantes de portos e operadores para discutir os rumos da atividade no País e os caminhos para um crescimento sustentável. O Paraná é um dos destinos brasileiros que tem focado na recepção de turistas de navios de cruzeiro.
O Governo do Estado, por meio de seu órgão de promoção turística, Viaje Paraná, participou nesta quarta-feira (03) do Fórum CLIA Brasil 2025, em Brasília, no Distrito Federal. Trata-se de um dos principais encontros da indústria de navios cruzeiros e turismo náutico no Brasil, que reúne autoridades públicas, armadores, representantes de portos e operadores para discutir os rumos da atividade no País e os caminhos para um crescimento sustentável.
O evento é organizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), que atua na regulamentação, promoção e expansão da atividade no País. A Associação faz parte da Cruise Lines International Association (CLIA), a principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos.
Em sua 7ª edição, o Fórum promove painéis e palestras sobre temas como infraestrutura portuária, ambiente regulatório, competitividade, geração de empregos e segurança jurídica. Realizado em Brasília, centro das decisões políticas nacionais, o objetivo é reforçar o papel estratégico do turismo náutico para o desenvolvimento do setor no Brasil que, entre seus destinos que recebem navios de cruzeiros, tem Paranaguá, no Litoral paranaense.
A participação do Viaje Paraná no Fórum é importante, já que é uma oportunidade de estar presente entre os maiores players, agentes públicos e empresas nacionais que trabalham com o segmento náutico. Por meio da participação, é possível fomentar políticas e estratégias para atrair cada vez mais turistas ao Estado – que já recebeu navios de cruzeiros e outras paradas à parte no Litoral nas duas últimas temporadas de verão.
A programação também é um importante hub de encontro, uma oportunidade de ampliar o networking do Estado com diferentes empresas do setor marítimo internacional. É o que explica Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
“A grande demanda de turismo marítimo no mundo está em crescimento e tanto o Brasil quanto o Paraná precisam estar antenados nessas discussões, mostrando protagonismo no tema”, disse. “O Fórum vem na linha da discussão voltada à implementação de políticas públicas e, principalmente, no poder de convencimento das melhorias para as armadoras no futuro, aumentando a eficiência, sustentabilidade e profissionalismo do turismo náutico brasileiro”.
HISTÓRICO – A primeira temporada de navios de cruzeiro em Paranaguá aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas, nas quais mais de 39 mil turistas foram recepcionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), na Praça Mario Roque, e com apoio da Portos do Paraná. Ela movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.
A segunda temporada também teve receptivo montado pelo turismo do Estado, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas em 8 paradas no Litoral do Paraná. Além delas, diferentes navios de cruzeiro atracaram e fundearam no Litoral fora das temporadas, como o navio Scenic Eclipse, que no final de março levou mais de 200 turistas dos Estados Unidos a Ilha do Mel.
Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), essas paradas de navios de cruzeiros no Paraná, de 2023 até o momento, foram responsáveis por trazer 18.613 viajantes internacionais ao Estado, entre argentinos, chilenos, norte-americanos, italianos, canadenses e de diversas outras nacionalidades.
AGENDA – Também parte da agenda em Brasília, representantes do Viaje Paraná fizeram uma visita e participaram de programações ao lado da Embratur no Distrito Federal, na terça-feira (2).