Em 2025, Foz do Iguaçu já recebeu mais de 3,3 milhões de turistas em seus principais atrativos 05/09/2025 - 14:10

Ao longo de 2025, importantes atrativos turísticos registraram grandes taxas de visitação, aquecendo também os serviços locais. São destaques o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, Wonder Park, Itaipu Binacional, Eco Park Foz, Mercado Público Barrageiro, Blue Park, Mesquita Omar Ibn Al Khattab e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.
Foz do Iguaçu amplia, ano após ano, a sua vocação para captar e entreter o público que chega ao Oeste. Ao longo de 2025, importantes atrativos turísticos registraram grandes taxas de visitação, aquecendo também os serviços locais. São destaques o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, Wonder Park, Itaipu Binacional, Eco Park Foz, Mercado Público Barrageiro, Blue Park, Mesquita Omar Ibn Al Khattab e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Juntos, os atrativos já registraram 3.307.817 turistas neste ano. E tem mais: o Pompidou e o AquaFoz vêm aí.
“Foz do Iguaçu é um importante polo turístico do nosso Estado. O turismo tem qualidade e diversidade de atividades e, assim como outros locais do Paraná, é preparado para receber e atender com qualidade turistas de todo o Brasil e internacionais. O município fica na tríplice fronteira e faz divida com dois países que estão entre os cinco maiores emissores de turistas estrangeiros ao Paraná", destaca Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção turística do Governo do Estado.
"O Paraná tem Foz do Iguaçu como referência no turismo nacional e internacional e nós temos muito orgulho de estar crescendo cada vez mais na atração desses turistas. Esses números mostram o quanto estamos acertando na promoção do nosso turismo. O território do Oeste do Paraná e o Estado como um todo ganham muito com isso", disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
O Parque Nacional do Iguaçu já recebeu 1.321.416 visitantes, volume 10,81% superior ao do mesmo período de janeiro a agosto de 2024, quando foram registradas 1.192.467 pessoas. O local abriga as famosa Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e eleita em 2025 como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma de viagens TripAdvisor.
Próximo dali, o Parque das Aves também registrou intenso movimento: foram 579.020 turistas de janeiro a agosto deste ano, um aumento de 12,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, que teve 515.966 visitantes. O atrativo é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica.
"Foz do Iguaçu é um destaque pela diversidade de atrativos. A cidade tem opções de lazer, turismo de negócios, de natureza, gastronômico e também uma vasta rede de hotéis, desde simples até resorts de luxo", afirmou o diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, Marcelo Martini.
MARCO E WONDER PARK – O Marco das Três Fronteiras contabilizou 327.177 turistas, um aumento de 9% na comparação com janeiro a agosto de 2024, que teve 301.081 visitantes. Criado em 1903, o local simboliza a união entre Brasil, Argentina e Paraguai, países que influenciam diretamente na cultura de Foz do Iguaçu. Lá é possível encontrar gastronomia, ambientação histórica e curiosidades, que tornam a imersão na cultura dos povos da região ainda mais especial.
Já o complexo Wonder Park une tecnologia, magia e emoção para criar experiências inesquecíveis, reunindo atrações como o Movie Cars, Show das Águas e Lumina Park. Ao longo de 2025, de janeiro a agosto, um total de 80.519 pessoas visitaram e participaram das atividades, entre brasileiros e estrangeiros.
ITAIPU E ECO PARK FOZ – No Complexo Turístico de Itaipu, que leva turistas pelos bastidores de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, situada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, ao longo do rio Paraná, registrou 324.786 de janeiro a agosto deste ano. Inaugurada em 1984, a estrutura é administrada conjuntamente pelos dois países.
Inaugurado em 2022, o Eco Park Foz traz uma experiência única de respeito com os seres vivos, convidando visitantes a fazer uma interação controlada com os animais e assistir demonstrações de exercícios do cavalo crioulo, uma raça típica do Brasil, e o voo das aves de rapina. No acumulado do ano no atrativo, foram 61.390 turistas, frente aos 46.567 dos mesmos oito meses do ano passado, um aumento de 31,8%.
MERCADO PÚBLICO E PARQUE AQUÁTICO – No segmento do Turismo Gastronômico, o Mercado Público Barrageiro recebeu 305.351 visitantes ao longo deste ano, entre turistas e moradores. Além de culinárias típicas e contemporâneas, é um ponto de encontro de culturas, com shows musicais, apresentações artísticas e sabores autênticos da região. O local tem menos de 1 ano e já recebeu desde sua inauguração, em novembro do ano passado, 343.520 visitantes.
Mesmo fora da temporada de verão, Foz se mantém como um destino com temperaturas mais elevadas durante quase todo o ano. O parque aquático Blue Park Mabu Foz recebeu ao longo deste ano 255.379 turistas e visitantes. Entre os diferenciais, o atrativo conta com uma praia com ondas, com areia natural e um cenário paradisíaco
MESQUITA E CATEDRAL – No recorte do Turismo Religioso, a Mesquita Omar Ibn Al Khattab, a segunda maior mesquita da América Latina e a maior do Brasil, recebeu no acumulado deste ano 44.779 turistas, um crescimento de 8,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 41.262 visitantes. Passando para a fé católica, a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe recebeu cerca de 8 mil turistas no período.
As expectativas futuras para o turismo de Foz do Iguaçu estão altas, uma vez que o município deve receber novos atrativos de renome internacional. O Estado será o primeiro nas Américas e no Hemisfério Sul a contar com um satélite do renomado museu francês Centre Pompidou. A instalação da unidade é fruto de uma parceria iniciada em 2021 pelo Governo do Estado e teve projeto arquitetônico apresentado nesta sexta.
Com investimento estimado em cerca de R$ 200 milhões por parte do Governo do Estado, o museu será construído em um terreno cedido pela Motiva ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A previsão é publicar a licitação de obras ainda neste ano e a inauguração deve ocorrer em 2027.
Enquanto para este ano, está prevista a inauguração do aquário AquaFoz, que conta um investimento privado de mais de R$ 140 milhões. O atrativo ocupa uma área de 24 mil m², com área construída de 13 mil m², ao lado do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Com 28 tanques, que juntos somam 3,3 milhões de litros de água, os visitantes poderão conhecer mais de 300 espécies de água doce e marinha, dedicados aos ecossistemas da bacia amazônica e dos rios Paraná e Iguaçu.
Segundo Felipe Giublin, diretor de Engenharia do Grupo Cataratas – responsável pelo empreendimento –, a expectativa é alavancar ainda mais a recepção de turistas na região Oeste. “O aquário representa um marco para o município e toda a região. É mais um investimento de grande porte, que promove conhecimento, sustentabilidade, conservação e valorização da vida aquática. Vai reforçar a vocação de Foz do Iguaçu como um destino turístico de referência internacional, somando forças às diversas experiências e atrativos qualificados já existentes”, ressaltou.